Fachadas laterais da Notre-Dame estão ameaçadas, dizem bombeiros

  • Por Jovem Pan
  • 17/04/2019 16h13 - Atualizado em 17/04/2019 16h21
EFE Bombeiros dizem vigas caíram e frontões ficaram sem apoio

As fachadas laterais da catedral de Notre-Dame, que foi atingida por um incêndio na tarde de segunda-feira, 15, estão ameaçadas. Segundo os bombeiros de Paris, a estabilidade dos frontões pode ser afetada caso haja fortes rajadas de vento, por exemplo, o que poderia derrubá-los.

O Porta-Voz da corporação, Gabriel Plus, disse que a ameaça aos frontões é alta porque as vigas não têm mais sustentação. “Os frontões não têm mais apoio porque o telhado e grande parte das vigas de madeira que o segurava foram destruídos”, disse.

Plus ainda falou que o andaime que foi colocado para as obras de reforma da catedral precisará ser retirado o mais rapidamente possível. “Atualmente, o ponto crítico está nos frontões, que correm o risco de cair, e no andaime. Os frontões já não são sustentados pelo telhado, mas por eles mesmos, e pode haver um fenômeno meteorológico, como o vento, que ameace a estabilidade da estrutura”, afirmou o porta-voz.

O responsável de inspeção do patrimônio do Corpo de Bombeiros, José Vaz de Matos, explicou que uma parte do frontão norte terá de ser retirada, além de várias estátuas, para garantir a estabilidade.

Vários edifícios precisaram ser esvaziados justamente pela ameaça representada pelos frontões, e, de acordo com o responsável de inspeção, os moradores só retornarão quando puderam retomar a rotina.

Além disso, Vaz de Matos disse que o andaime atualmente serve para conter parte do vento que faz pressão contra os frontões.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.