França diz que ‘ainda não aceitou’ Mercosul-UE e fará debate público

  • Por Jovem Pan
  • 20/08/2019 11h10
Alan Santos/PR Presidentes firmaram acordo em junho

O governo da França afirmou, nesta terça-feira (20), que ainda não aceitou o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE) firmado em junho. De acordo com a secretária de Estado de Transição Ecológica, Emmanuelle Wargon, a ideia é organizar uma “espécie de debate público” para que sejam examinados os prós e contras do pacto.

“A França não deu seu sim ao acordo. A posição francesa será adotada quando tivermos uma avaliação suficientemente sólida para ver as vantagens e os inconvenientes”, declarou a secretária, em entrevista ao canal BFMTV. “Depois, acredito que será importante discutir de forma muito ampla e democrática, em uma espécie de debate público, porque temos que pôr tudo isso acima da mesa. Só depois a França adotará uma posição”, continuou.

Questionada sobre as declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre as questões ambientais, Wargon disse que o governo francês deve criar uma a comissão de avaliação sobre os riscos e contribuições do acordo.

“Condeno com força todos aqueles que realizam políticas que conduzem ao desmatamento“, ressaltou dizendo que essas críticas não se referiam especificamente ao presidente brasileiro, já que o problema do desmatamento não se limita ao Brasil.

No mês passado, o presidente da França, Emmanuel Macron, deixou evidente que não está “totalmente satisfeito” com o texto jurídico do acordo Mercosul-UE e que haverá uma discussão antes de o país dar seu sinal aval. O governo francês já estipulou três condições para esse sinal verde: a implementação pelos países do Mercosul do Acordo de Paris sobre a mudança climática, o respeito das normas ambientais e sanitárias europeias e a proteção para os agricultores de setores sensíveis, em particular o de carne bovina.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.