França: Partido de extrema-direita rompe com seu fundador Jean-Marie Le Pen

  • Por Estadão Conteúdo
  • 11/03/2018 10h52
EFE/THIBAULT VANDERMERSCH Jean Marie Le Pen Jean-Marie Le Pen foi destituído do cargo de presidente honorário do partido de extrema-direita Frente Nacional, em função de declarações anti-semitas

O partido de extrema-direita Frente Nacional, da França, rompeu definitivamente seus laços com o fundador do grupo, Jean-Marie Le Pen, para tentar melhorar a imagem perante os franceses.

O partido também reelegeu a filha de Jean-Marie, Marine Le Pen, para um novo mandato como presidente no congresso. Ela foi a única candidata. Um novo conselho de governo de 100 membros também foi nomeado.

Neste domingo, a Frente Nacional, por meio de seu Twitter, informou que mais de 79% dos membros que participaram da votação aprovaram os novos estatutos do partido, que incluem o fim da posição de presidente honorário de Jean-Marie Le Pen para toda a vida.

O partido o excluiu em 2015 por conta de declarações anti-semitas, mas manteve a posição de presidente honorário. A votação é considerado um golpe para o político de 89 anos de idade, que fundou o partido em 1972 e ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de 2002.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.