França: Protesto dos ‘coletes amarelos’ deixa um ferido e dez presos

  • Por Jovem Pan
  • 09/02/2019 16h56
EFE Protestos dos "coletes amarelos" deixaram um ferido e 10 presos

Um manifestante dos “coletes amarelos” feriu-se na mão durante um violento protesto do grupo em Paris neste sábado (9). Dez pessoas foram presas. A data marca a 13ª semana consecutiva de atos na França.

P ferido em Paris perdeu uma mão durante os combates com as forças de ordem, quando um grupo tentava derrubar à força as cercas de segurança da Assembleia Nacional. Segundo fontes policiais citadas pela emissora “BFM TV”, o homem pegou uma bomba de gás lacrimogêneo lançada pelos agentes anti-distúrbios com a intenção de jogar contra os agentes, mas o artefato explodiu e decepou a mão da vítima.

Os paramédicos atenderam o ferido próximo à entrada da Assembleia Nacional. Eles fizeram uma barreira de contenção para evitar que outros manifestantes e jornalistas se aproximassem.

A polícia francesa informou ainda que dez pessoas foram presas até o momento. Os confrontos com policiais e manifestantes ocorreram entre a Champs-Élysées e a Assembleia Nacional. Houve dispersão da multidão com cassetetes e gás lacrimogêneo.

A manifestação na capital francesa passou pela Assembleia Nacional e termina próxima à Torre Eiffel.

Os ativistas dos “coletes amarelos”, que colocaram centenas de milhares de pessoas nas ruas nos últimos três meses, agora buscam uma vitória eleitoral. Porém, o movimento está politicamente dividido e não elegeu um líder. Ao mesmo tempo, o presidente francês, Emmanuel Macron, alvo preferencial dos manifestantes, parece estar recuperando algo do apoio que perdeu desde a eclosão dos atos.

*Com Estadão Conteúdo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.