Funcionário francês é detido por espionar para a Coreia do Norte

  • Por Jovem Pan
  • 27/11/2018 09h10
GUILLAUME HORCAJUELO/EFE O funcionário é acusado de realizar tarefas de "inteligência com uma potência estrangeira", um crime que pode levar a até 30 anos de prisão

Um funcionário que trabalha no Senado da França foi detido pela polícia devido à suspeita de que espionava para a Coreia do Norte, segundo uma fonte do Ministério do Interior citada no programa francês de televisão “Le Quotidien”.

Benoît Quennedey, administrador da Direção de Arquitetura, Patrimônio e Jardins do Senado francês, foi detido no domingo por agentes da Direção Geral de Segurança Interior (DGSI) que se encarregam da investigação.

Seu escritório no Senado foi revistado na segunda-feira e ele é interrogado para tentar esclarecer se tentava passar informação ao regime de Pyongyang.

O funcionário é acusado de realizar tarefas de “inteligência com uma potência estrangeira”, um crime que pode levar a até 30 anos de prisão, indicou o “Le Quotidien”, que não deu detalhes sobre a natureza das informações “ultrassensíveis” que poderia ter transmitido à Coreia do Norte.

Quennedey é presidente do Comitê de Amizade Franco-Coreana e, em declarações anteriores aos meios de comunicação locais, tinha elogiado o regime de Pyongyang, o qual tinha descrito inclusive como “um modelo de desenvolvimento”.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.