G7 vai ajudar Brasil e outros países atingidos por incêndios na Amazônia

Os líderes da França, Emmanuel Macron, e da Alemanha, Angela Merkel, disseram que irão ajudar no combate aos incêndios na Amazônia

  • Por Jovem Pan
  • 25/08/2019 20h20
EFE/EPA/JEFF J MITCHELL Líderes do G7 afirmaram que vão ajudar Brasil e países afetados por incêndios na Amazônia

Líderes do G7 disseram neste domingo (25) que estão se preparando para ajudar o Brasil a combater incêndios e reparar os danos na região amazônica.

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que os líderes da cúpula estavam chegando a um acordo sobre como apoiar o Brasil e afirmou que o acordo envolveria mecanismos técnicos e financeiros “para que possamos ajudá-los da maneira mais eficaz possível”.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que seu país e outros do G7 vão conversar com o Brasil sobre reflorestamento na Amazônia assim que os incêndios cessarem.

“É claro que é território brasileiro, mas temos a questão das florestas tropicais que é realmente um problema global”, disse ela. “O pulmão de toda a Terra está afetado e, portanto, precisamos encontrar soluções comuns.”

Angela Merkel ainda disse que o presidente Jair Bolsonaro está empenhando “forças significativas” no esforço para conter as chamas na Amazônia.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, também disse que gostaria de receber ajuda para combater os incêndios florestais no país, que queimaram mais de 745 mil hectares de terra na região de Chiquitania, na divisa com o Paraguai, e 100 mil hectares em Beni, na Amazônia boliviana.

Ele disse em uma entrevista coletiva que havia aceitado ofertas de assistência dos líderes da Espanha, Pedro Sánchez, Chile, Sebastián Piñera, e Paraguai, Mario Abdo.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.