General brasileiro assumirá subcomando no Exército Sul dos Estados Unidos

  • Por Jovem Pan
  • 22/02/2019 15h45
Divulgação General comanda hoje a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, no Paraná

Um oficial do Exército Brasileiro vai assumir em breve um posto no Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos. A convite de autoridades militares norte-americanas, o general Alcides Valeriano de Faria Júnior será subcomandante de interoperabilidade da tropa.

O oficial tem 52 anos e, no novo cargo, será responsável pela área de assistência humanitária e alívio de desastres. As negociações para a indicação começaram em 2017 e foram confirmadas no dia 9 pelo almirante Craig Faller, em discurso no Senado dos EUA.

“[Os EUA estão] trabalhando com [países] aliados e parceiros para desenvolver o conceito de uma força-tarefa multinacional capaz de agir em diferentes escalas, dentro das estruturas de cooperação de segurança já existentes, para melhorar a capacidade coletiva de responder rapidamente às crises, afirmou. Ele será o chefe de Alcides.

A data em que o oficial deixará o comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada para assumir o novo posto ainda não está definida. O general brasileiro substituirá um oficial chileno, sendo subordinado às autoridades norte-americanas. De acordo com o comandante do Exército Brasileiro, general Edson Leal Pujol, a missão de Alcides “será atuar como ligação” entre o Brasil e o Comando Sul. “Ele será um assessor do comando.”

O Comando Sul dos Estados Unidos é formado por mais de 1,2 mil militares e civis do Exército, Marinha, Força Aérea, Fuzileiros Navais e Guarda Costeira, além de agentes de várias outras agências federais norte-americanos e de outros países.

Encarregado de executar e zelar pela política de segurança externa dos EUA para a América Central, América do Sul e Caribe, a tropa também é responsável por garantir a defesa do Canal do Panamá. É a primeira vez que um brasileiro atua na força.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.