Gestão Trump culpa ‘ambientalistas radicais’ por incêndios na Califórnia

  • Por Jovem Pan
  • 20/11/2018 18h19
EFE Para o secretário de Interior dos Estados Unidos, ambientalistas são a causa dos grandes incêndios na Califórnia

O secretário de Interior dos Estados Unidos, Ryan Zinke, afirmou nesta terça-feira (20) que grupos ambientais radicais podem ter provocado os grandes incêndios que destroem parte do estado da Califórnia desde a última semana.

Em entrevista coletiva, Zinke disse que esses ambientalistas radicais deixariam a “floresta queimar inteira antes de cortar uma só árvore”. Ele ainda criticou organizações que entraram na Justiça para impedir que a poda seja utilizada na gestão florestal.

Responsável pela manutenção das propriedades do governo federal em todo o país, o secretário também elencou outros fatores como causas do incêndio: as altas temperaturas, a extrema falta de umidade na região e a grande quantidade de árvores mortas.

No domingo (18), Zinke concedeu entrevista ao site Breitbart, ligado a grupos da extrema direita no país, e foi ainda mais direto nas acusações ao afirmar que os ambientalistas são os responsáveis pelos recentes incêndios registrados na Califórnia.

Capinar para prevenir

Durante visita às regiões destruídas pelas chamas, no sábado (19), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou a necessidade de “capinar” as florestas para evitar incêndios e citou como exemplo a gestão florestal da Finlândia. Segundo ele, o país nórdico evita o problema porque gasta “muito tempo” nesse tipo de atividade.

“Estive com o presidente da Finlândia e ele me disse ‘somos uma nação’. E eles dedicam muito tempo a capinar, a limpar e fazer as coisas. E não tem nenhum problema. Quando há, é um problema muito pequeno”, explicou o presidente americano.

O incêndio Camp Fire, que teve início há quase duas semanas no norte da Califórnia, deixou 79 pessoas mortas e mais de 61,2 mil hectares destruídos. Além disso, 699 pessoas seguem desaparecidas. No sul do estado, outro grande incêndio, quase controlado pelos bombeiros, deixou três mortos e destruiu vários imóveis nas cidades de Malibu e Thousand Oaks.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.