Governo francês decide processar a Amazon por práticas abusivas

  • Por Agência EFE
  • 18/12/2017 11h56 - Atualizado em 18/12/2017 11h56
Fotos Públicas O Executivo solicitou uma multa de 10 milhões de euros, que, se for confirmada, representaria uma sanção recorde

O Ministério de Economia da França decidiu levar o site de comércio eletrônico Amazon perante o Tribunal de Comércio de Paris por práticas abusivas contra as empresas com as quais trabalha no país, informou nesta segunda-feira o jornal “Le Parisien”.

O Executivo solicitou uma multa de 10 milhões de euros, que, se for confirmada, representaria uma sanção recorde.

A Direção Geral de Consumo, Concorrência e Repressão de Fraudes (DGCCRF) averiguou durante dois anos várias plataformas de venda pela internet no país e examinou as cláusulas impostas aos vendedores, e considerou que a Amazon abusa da sua posição dominante.

A empresa americana, segundo destaca o jornal, pode mudar as condições segundo lhe convenha, impor entregas mais rápidas, balanços de venda mais frequentes ou verificações de todo tipo que bloqueiam as vendas.

O diretor de gabinete da DGCCRF indicou ao “Le Parisien” que a Amazon “impõe uma relação desequilibrada com seus vendedores”, que às vezes conduz estes últimos à falência.

A Amazon conta na França com mais de 10.000 empresas inscritas e o fato de o gigante americano não ter mudado suas condições após as advertências das autoridades locais motivou a decisão de levar o caso aos tribunais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.