Guaidó aceita novo apelo da Noruega para dialogar com Maduro

  • Por Jovem Pan
  • 26/05/2019 08h16
EFE/Rayner Peña guaido Guaidó acrescentou que para evitar "a desconfiança, o uso enganoso, a divisão e aliviar a pressão", informará oportunamente sobre os avanços do processo.

O chefe do Parlamento da Venezuela, Juan Guaidó, reconhecido como presidente venezuelano interino por mais de 50 países, disse neste sábado que aceita a mediação da Noruega para um novo diálogo com o Governo de Nicolás Maduro.

“Recebemos um convite da Noruega para uma mediação, e quero dizer: vamos aceitar”, afirmou em um ato na cidade de Carora, no estado de Lara.

Guaidó pediu ao mesmo tempo a seus simpatizantes para não confundir “os meios com os objetivos”, pois afirmou que está “muito perto” de conseguir a saída de Maduro do poder.

Logo depois, em comunicado, Guaidó explicou que tinha decidido atender ao convite da Noruega “para explorar uma possível saída, negociada”, sempre que “leve ao fim da usurpação” – que considera que Maduro fez da presidência – para um Governo de transição e para eleições livres, como falou desde o começo.

O dirigente opositor, que compartilhou o texto no Twitter, disse que está “exercendo com responsabilidade todas as opções para conseguir a mudança urgente de que a Venezuela precisa”.

Guaidó acrescentou que para evitar “a desconfiança, o uso enganoso, a divisão e aliviar a pressão”, informará oportunamente sobre os avanços do processo.

Além disso, confirmou que a delegação opositora será formada pelo segundo vice-presidente do Parlamento, Stalin González; pelo ex-prefeito do município de Baruta Gerardo Blyde; e pelo ex-ministro de Transporte e Comunicações Fernando Martínez Mottola, “que explorarão e conversarão tanto com o Governo da Noruega como com representantes do regime de Maduro”.

Maduro agradece

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, agradeceu neste sábado (25) à Noruega por seus esforços para conseguir um diálogo político que ajude a solucionar a crise no país, e afirmou que sua delegação já se prepara para viajar para Oslo para um novo processo de conversas com a oposição.

“Agradeço ao governo da Noruega pelos seus esforços para avançar nos diálogos pela paz e pela estabilidade da Venezuela. Vai para Oslo nossa delegação com boa disposição para trabalhar a agenda integral estipulada e avançar na construção de bons acordos”, escreveu Maduro no Twitter.

A mensagem foi acompanhado de um vídeo no qual mostra Maduro reunido com a primeira-dama, Cilia Flores, a vice-presidente Delcy Rodríguez e a delegação que representará seu Governo nos encontros que acontecerão na Noruega, presidida pelo ministro de Comunicação, Jorge Rodríguez.

A Noruega trabalhou como facilitadora de 20 processos de diálogo nas últimas décadas, como o que levou à assinatura dos acordos de Oslo entre israelenses e palestinos ou as conversas entre o Governo colombiano e as Farc.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.