Holanda: Médico que usou próprio sêmen em inseminação é pai de 49 pessoas

  • Por Jovem Pan
  • 12/04/2019 14h05
RTL/4 Além dos 49 frutos de inseminação, Jan Karbaat teve outros 22 filhos

Testes de DNA confirmaram nesta sexta-feira, 12, que o médico holandês Jan Karbaat, que utilizou seu próprio sêmen em inseminações realizadas em sua clínica, é pai de 49 pessoas. O médico e sua última esposa se negaram a facilitar a realização dos testes, que foi autorizada por um tribunal do país.

Karbaat, que morreu em 2018 e tinha uma clínica em Barendrecht, foi casado três vezes e teve outros 22 filhos, o que lhe transforma em pai de pelo menos 71 holandeses.

Ainda mais pessoas revivindicam que a Justiça lhes permita realizar teste de DNA para acabar com as dúvidas.

O advogado Tim Bueters, que defende o grupo que confirmou a relação biológica com o médico, afirmou à imprensa que os afetados estão “satisfeitos de poder colocar fim a anos de incertezas”. Karbaat e sua última esposa tinham medo, entre outras coisas, de uma reivindicação de herança.

Em fevereiro, um tribunal deu permissão aos interessados a contrastar o DNA com o do médico holandês através de vários artigos de uso pessoal que estão guardados em um local secreto.

O juiz advertiu que “foi utilizado seu próprio esperma como médico sem aviso prévio, então tanto a viúva como os herdeiros não podem reivindicar agora o respeito ao anonimato do médico”.

No entanto, a viúva do ex-diretor da clínica segue negando qualquer responsabilidade.

Em entrevista em 2016, Karbaat afirmou que misturava o sêmen de vários doadores porque isso aumentava a possibilidade de a paciente ficar grávida.

No entanto, sempre rejeitou realizar testes de DNA para comprovar as suspeitas e classificou as litigantes de “mães frustradas com o resultado da inseminação”.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.