Incêndio da Califórnia: números sobem para 74 mortos e mais de mil desaparecidos

  • Por Jovem Pan
  • 17/11/2018 13h55
JOHN CETRINO/EFE Incêndio dessa semana é o mais letal da história da região

Os números de destruição do enorme incêndio que atingiu a Califórnia nesta semana seguem aumentando. Neste sábado (17), as equipes de busca encontraram mais restos mortais, aumentando para 74 o número de mortes confirmadas. Segundo as autoridades, outras mil estão desaparecidas.

E tende a piorar. Thom Porter, chefe de Planejamento Estratégico do Departamento de Proteção Florestal e Proteção contra Incêndios da Califórnia, informou que o número de mortos provavelmente vai aumentar na medida em que as equipes avançarem na tarefa de vasculhar as mais de 12 mil estruturas destruídas pelas chamas.

“Este é de longe o mais mortal incêndio que enfrentamos”, afirmou em entrevista no começo da manhã. “Infelizmente a quantidade de vítimas vai piorar. O número de vai subir”, acrescentou.

Na sexta (16), o governador Jerry Brown visitou áreas afetadas, como a cidade de Paradise, onde já há menos focos de incêndio, mas a destruição deixada foi superior a 57 mil hectares. Na região, 30 mil pessoas perderam as casas.

A Califórnia também está com estado de emergência de saúde pública, já que os incêndios forçaram a evacuação de pelo menos dois hospitais e e oito outras unidades. De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, a preocupação das autoridades é que a fumaça possa representar uma “ameaça significativa à saúde” de pessoas com asma e outras condições pulmonares.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.