Incêndios fazem Trump declarar estado de emergência na Califórnia

  • Por EFE
  • 28/07/2018 19h53
EFE Incêndios atingem a região há 5 dias, afetando mais de 38 mil pessoas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (28) o estado de emergência na Califórnia e determinou que o governo federal dê assistência extra para a administração dos incêndios que desde o dia 23 atingem a região tiraram 38 mil pessoas de casa.

Com essa ordem, Trump autorizou o Departamento de Segurança Nacional e a Agência Federal para Emergências a “coordenarem todos os esforços nos trabalhos de socorro”, informou a Casa Branca através de comunicado. O objetivo da medida é “aliviar” o sofrimento da população e prestar assistência às autoridades do estado e do município.

As temperaturas altas, o solo seco e os ventos fortes fizeram as chamas se espalharem rapidamente pela costa leste do país, e o fogo já arrasou, aproximadamente, 32.700 hectares. Só no condado de Shasta, cuja cidade principal, Redding, está a 350 km ao norte de São Francisco, as chamas destruíram 500 imóveis e outros 75 ficaram danificados. Além disso, duas mortes foram confirmadas: um bombeiro na quinta e um operador de máquinas na sexta.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.