Incêndios na Califórnia deixam ao menos 11 mortos e 150.000 desalojados

  • Por Jovem Pan
  • 10/11/2018 11h09 - Atualizado em 10/11/2018 17h34
EFE As nove vítimas mortais foram achadas em Paradise, onde também há dezenas de desaparecidos

Pelo menos 11 pessoas morreram nas últimas horas na Califórnia, nos Estados Unidos, em decorrência de três grandes incêndios que obrigaram as autoridades a evacuar mais de 150.000 moradores.

O maior incêndio de todos e o único que causou mortes até agora recebeu o nome de “Camp Fire”, no norte do estado, e, em pouco mais de 24 horas, arrasou 28.000 hectares e engoliu grande parte da cidade de Paradise, de 26.000 moradores e a 280 quilômetros de San Francisco.

“A magnitude da destruição que estamos vendo é desoladora. Sabemos que há vítimas mortais”, declarou em entrevista coletiva o diretor do Escritório de Serviços de Emergência da Califórnia, Mark Ghilarducci.

Cinco dos corpos foram achados no interior ou fora dos seus veículos, carbonizados quando tentavam fugir das chamas pela estrada, enquanto três foram encontrados fora das suas casas e um último no interior de um imóvel.

As nove vítimas mortais foram achadas em Paradise, onde também há dezenas de desaparecidos.

O intenso tráfego registrado durante as evacuações levou muitas pessoas a abandonar seus carros e fugir a pé, o que por sua vez congestionou ainda mais as vias de circulação e gerou uma situação caótica.

Em paralelo ao Camp “Fire”, outros dois incêndios de menor tamanho ardem no sul do estado.

Um deles afeta a cidade de Malibu, conhecida por ser o local de residência de vários famosos, e a de Thousand Oaks, onde na noite de quarta-feira aconteceu um tiroteio em um bar no qual morreram 13 pessoas, entre elas o atirador.

O “Woolsey Fire” queimou, por enquanto, 3.200 hectares e forçou a emissão de ordens de evacuação para 75.000 residências dos condados de Ventura e Los Angeles.

Além de Malibu e Thousand Oaks, o fogo também afeta a cidade de Calabasas, onde vive Kim Kardashian, que na última hora da quinta-feira foi evacuada junto aos seus três filhos devido à proximidade das chamas.

O terceiro grande incêndio, que consumiu 2.500 hectares, é o “Hill Fire”, declarado em uma região muito próxima ao do “Woolsey” (ambos no condado de Ventura), no vale de Santa Rosa.

Os três incêndios se propagaram com extrema rapidez por conta da pouca umidade do terreno e dos fortes ventos, que no caso do sul do estado são conhecidos como ventos de Santa Ana, muito secos e que sopram com força a cada outono provenientes da área desértica do interior da Califórnia.

Os incêndios de grandes proporções na Califórnia são cada vez mais frequentes e violentos, como demonstra o fato de que, de acordo com os registros oficiais que remontam até 1932, quatro dos cinco mais destrutivos da história do estado ocorreram nos últimos seis anos.

No último mês de setembro, os bombeiros deram por controlado o incêndio “Mendocino Complex”, ativo desde julho e considerado o maior dos já documentados na história da Califórnia.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.