Indonésia eleva para 259 o número de mortos por terremoto na ilha Lombok

  • Por Agência EFE
  • 09/08/2018 17h28
Agência EFE As equipes de busca e resgate seguem com os trabalhos para localizar vítimas ou sobreviventes sob os escombros das milhares de casas que foram destruídas pelos tremores

As autoridades indonésias elevaram nesta quinta-feira (9) para 259 o número de mortos pelo terremoto de 6,9 graus que castigou no domingo a ilha de Lombok, que nesta quinta foi atingida novamente por um novo tremor de 5,9 graus.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, informou através do Twitter que 1.033 pessoas foram hospitalizadas e que os deslocados são 270.168.

As equipes de busca e resgate seguem com os trabalhos para localizar vítimas ou sobreviventes sob os escombros das milhares de casas que foram destruídas pelos tremores.

O novo tremor afetou os edifícios que já tinham danos, enquanto as pessoas corriam apavoradas pelas ruas, segundo Sutopo.

Outros paravam a bicicleta, a moto e os veículos no meio da rua e buscavam um local para se esconder.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo, situou o hipocentro do terremoto de 5,9 a 10 quilômetros de profundidade na terra e a 23 quilômetros ao nornoreste de Mataram, capital provincial.

Os sismólogos indonésios outorgaram uma magnitude de 6,2 e ampliaram a profundidade a 12 quilômetros.

Lombok, vizinha da turística Bali, sofreu mais de 350 réplicas desde o terremoto de 6,9 graus que atingiu a região no domingo e que levou milhares de turistas estrangeiros a buscar uma saída da ilha.

Um terremoto de 6,4 graus atingiu Lombok em 29 de julho e deixou 16 mortos, 355 feridos e 1,5 mil edifícios danificados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.