Indonésia: Joko Widodo se declara vencedor; opositor fala em fraude

  • Por Jovem Pan
  • 18/04/2019 14h02
Reprodução/Newindianexpress

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, se declarou nesta quinta-feira, 18, vencedor das eleições que foram realizadas na quarta, 17. O ex-general Prabowo Subianto, que era o número dois na corrida presidencial, denunciou fraude eleitoral. A apuração oficial ainda não foi divulgada.

Joko Widodo é o atual presidente do país, e, se realmente ganhar, irá para seu segundo mandato. Ele disse nesta quinta que a contagem inicial é um método científico. “Tem uma confiabilidade de 99%, quase igual à apuração real”, afirmou.

O resultado deve sair apenas em maio, mas Widodo, considerado o “Obama da Indonésia” já adiantou a jornalistas que tinha recebido os parabéns de 20 líderes mundiais por sua reeleição.

Por sua vez, Prabowo fez um discurso público no qual reivindicou sua vitória.

“Temos evidências de que houve tentativas de fraude que aconteceram em povoados e cidades ao longo da Indonésia”, indicou o ex-general.

As projeções não oficiais realizadas sobre amostragens de votos dão a vitória a Widodo com 54% dos sufrágios.

Ambos os candidatos pediram calma durante seus discursos, embora Prabowo tenha denunciado irregularidades nas listas eleitorais durante a campanha e ameaçado utilizar o “poder do povo” e acionar a Justiça.

Widodo afirmou em entrevista posterior que enviou uma pessoa de sua equipe para pedir a Prabowo e a seu vice, o empresário Sandiaga Uno, que ajudassem a acalmar o ambiente.

Mais de 192 milhões de indonésios foram chamados a votar na terceira maior democracia do mundo, que pela primeira vez em sua história realizava eleições presidenciais e legislativas ao mesmo tempo, e na qual 20 mil cargos foram disputados.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.