Kim Jong-Un se compromete em desmantelar epicentro de programa nuclear

  • Por Jovem Pan
  • 19/09/2018 07h15
EFE Kim Jong-un e Moon Jae-in deram passo importante para a desnuclearização da Coreia do Norte

Durante reunião da terceira Cúpula entre as Coreias, Kim Jong-un, prometeu  desmantelamento total do complexo de Yongbyon, epicentro do programa nuclear norte-coreano, se os Estados Unidos adotarem “medidas correspondentes” com o que foi acordado entre os dois países recentemente em Singapura.

É isso que diz a declaração conjunta assinada nesta quarta-feira (19),  por Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na cúpula realizada em Pyongyang, onde reafirmaram o compromisso de “eliminar as armas nucleares da península coreana” e enfatizaram a importância de “conseguir progressos reais o mais rápido possível” no campo da desnuclearização.

A oferta para fechar definitivamente Yongbyon sinaliza um novo passo na troca de gestos entre EUA e Coreia do Norte, desde a cúpula realizada em Singapura, em junho, quando se comprometeram em trabalhar para a desnuclearização do regime norte-coreano.

No entanto, e apesar da oferta de hoje, o processo de desnuclearização segue sem prazos ou especificações técnicas para sua execução.

Além disso, Kim se comprometeu em desmantelar totalmente a base de lançamento de mísseis de Sohae, como um novo sinal do compromisso norte-coreano de encerrar seu programa nuclear.

Após o encontro em Singapura, Kim se comprometeu com o presidente americano, Donald Trump, em desmantelar instalações importantes em Sohae, algo que foi realizado poucas semanas depois.

Na semana passada, o líder norte-coreano convidou Trump para uma segunda cúpula, algo que, se realizado, pode representar uma nova oportunidade para dar forma real ao processo de desnuclearização.

Kim já se tornou no primeiro líder da Coreia do Norte a pisar em solo sul-coreano, quando celebrou a primeira cúpula com Moon, em abril, na fronteira dos dois países, tecnicamente ainda em guerra, e seria também o primeiro a visitar Seul.

*Com informações de Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.