Líderes das Coreias do Norte e do Sul se reúnem em setembro

  • Por Agência EFE
  • 14/08/2018 08h17
EFE Kim Jong-un e Moon Jae-in voltarão a se encontrar

A imprensa oficial da Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (14) um acordo firmado com a Coreia do Sul para a realização de uma nova cúpula entre os governos dos dois países, desta vez em Pyongyang, a quinta da história.

O acordo foi fechado em uma reunião de alto nível liderada pelo ministro de Unificação da Coreia do Sul, Cho Myoung-gyon, e pelo presidente do Comitê de Reunificação Pacífica da Coreia do Norte, Ri Son-gwon, indicou a agência estatal norte-coreana “KCNA”.

“Nas conversas, ambas as partes analisaram os esforços realizados para implementar a Declaração de Panmunjon e discutiram sinceramente uma implementação mais positiva”, disse a “KCNA”.

Será o terceiro encontro entre o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Os outros dois ocorreram na fronteira entre os dois países em abril e maio.

A cúpula de setembro, que ainda não tem data definida, marcará a terceira vez que um presidente sul-coreano viaja ao país vizinho após as visitas de Kim Dae-jung, em 2002, e Roh Moo-hyun, em 2007.

Na Declaração de Panmunjom, assinada em abril, os dois países se comprometeram a melhorar as relações, a trabalhar para estabelecer a paz e para desnuclearizar a península coreana.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.