Macri diz que Bolsonaro ‘quer avançar’ em acordo entre Mercosul e UE

  • Por Jovem Pan
  • 03/12/2018 16h57
Reprodução/TwitterMacri indicou que deve se reunir com Bolsonaro nos próximos meses

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, disse nesta segunda-feira (3) que conversou com Jair Bolsonaro e que o presidente eleito do Brasil indicou querer avançar nas negociações do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

“Falei antes de começar o G20 com o meu novo colega Jair Bolsonaro e ele me confirmou que quer avançar nesse acordo, mas precisa ver como está e tomar a sua posição”, declarou Macri. O G20 reúne as maiores economias do mundo.

Os blocos europeu e sul-americano estão negociando há duas décadas um pacto baseado em três pilares: diálogo político, cooperação e livre-comércio. O processo ganhou fôlego recentemente e a assinatura do documento pode estar próxima.

Em meio as negociações e dúvidas sobre a postura de Bolsonaro a partir de janeiro, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que não vai aceitar parceria com países que não respeitem o Acordo Climático de Paris, do qual o futuro governante ameaçou tirar o Brasil.

Brasil vai negociar

Na última sexta-feira (30), Jair Bolsonaro já havia falado sobre a conversa com o argentino. Na ocasião, ele indicou que não fará acordos que prejudiquem o agronegócio brasileiro, apesar de ter sido incentivado a se manifestar favoravelmente ao acordo por Macri.

“A partir do momento em que querem diminuir a quantidade de exportáveis nossos, logicamente [o acordo] não pode contar com o nosso apoio”, disse o futuro presidente. “Não é um ‘não’ definitivo, nós vamos negociar.”

Reunião em breve

Macri antecipou nesta segunda que deve se reunir com Bolsonaro nos próximos meses para debater o acordo entre os blocos. Em 10 de dezembro, Mercosul e União Europeia devem se reunir para novas definições sobre o pacto comercial.

*Com informações da EFE