Macri e Putin assinam declaração conjunta sobre diálogo estratégico

  • Por Agência EFE
  • 23/01/2018 13h17
EFE Por fim, Putin lembrou que a Rússia está disposta a fornecer motores de foguetes à Argentina

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, e seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, assinaram nesta terça-feira no Kremlin uma declaração conjunta sobre diálogo estratégico na política exterior.

“Desde que nos conhecemos há um ano e meio voltamos a constatar a importância que a Argentina dá a esta relação estratégica”, disse Macri à imprensa após a assinatura do documento.

Macri, que assegurou que espera que esta visita à Rússia “seja a primeira de muitas”, destacou que “Argentina e Rússia compartilham interesses”, razão pela qual devem “estreitar sua cooperação”.

“Temos muitas coisas que devem ser desenvolvidas (…), uma cooperação que vai gerar oportunidades a muita gente”, salientou.

Macri frisou que ele representa uma Argentina que decidiu “voltar ao mundo”, após o mandato da sua antecessora na Casa Rosada, Cristina Kirchner.

Nesse sentido, ressaltou que, em sua opinião, os dois países são “complementares” e expressou sua confiança em que a Argentina possa converter-se não só em um “grande fornecedor” de alimentos para a Rússia, mas também de tecnologia.

Putin, por sua parte, disse que ambos países “têm posições próximas ou coincidentes em assuntos regionais e globais”.

Além disso, indicou que ambos se comprometeram hoje em sua reunião “a continuar impulsionando a cooperação bilateral em todos os âmbitos”.

Entre outros aspectos, mencionou o interesse da agência atômica russa, Rosatom, em construir uma central nuclear no país sul-americano.

A isso se somou a assinatura hoje de um memorando de entendimento para a prospecção e extração de urânio em território argentino, projetos que poderiam representar um investimento de US$ 250 milhões.

Por fim, Putin lembrou que a Rússia está disposta a fornecer motores de foguetes à Argentina.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.