Macron anuncia corte de impostos e aposentadoria mais alta em resposta a ‘coletes amarelos’

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2019 18h35
Agência EFE Presidente detalhou duas medidas que já havia prometido; para o governo, medida deve conter ira dos "coletes amarelos"

O presidente da França, Emmanuel Macron, confirmou nesta quinta-feira, 25, que prevê cortar em cerca de 5 bilhões de euros o imposto de renda. O corte é uma resposta a uma das várias reivindicações dos “coletes amarelos“. O presidente francês já havia anunciado uma redução de impostos no dia 8 de abril, mas não detalhou a medida. Ele também anunciou aumento nas pensões contributivas do país.

Nesta quinta, Macron foi específico ao dizer que pensa em cortar 5 bilhões de euros do imposto de renda.

“Cerca de 5 bilhões, penso que seria bom”, disse, embora tenha deixado nas mãos do seu gabinete detalhar o montante, acrescentando que esta diminuição será financiada em parte com o fim de algumas isenções fiscais que beneficiam as empresas.

A respeito da previdência, a intenção de Macron é que o mínimo para as pensões contributivas fique acima dos 1.000 euros.

Macron defendeu o alongamento do período de cobrança dos trabalhadores, embora não queira que a idade legal para a aposentadoria seja aumentada.

O presidente francês também enumerou outros objetivos para o resto do mandato, como uma reforma constitucional que permita uma descentralização “diferenciada”, a redução do número de parlamentares e a introdução de uma porcentagem de proporcionalidade na Câmara Baixa.

Macron se mostrou favorável ao fechamento da Escola Nacional de Administração (ENA) – formadora do alto escalão do funcionalismo público do país – uma das medidas mais polêmicas de seu discurso e que tinha previsto anunciar no dia 15 de abril, cancelado por causa do incêndio na catedral de Notre Dame.

As principais medidas anunciadas hoje já tinham sido vazadas pela imprensa francesa após a anulação do discurso televisionado, que finalmente não aconteceu.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.