May pede à União Europeia adiamento do Brexit até 30 de junho

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2019 11h30
EFE Em carta ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, ela pediu que o Reino Unido não deixe o bloco em 29 de março, como era previsto

A primeira-ministra britânica, Theresa May, em discurso no parlamento nesta quarta-feira (20) pediu à União Europeia o adiamento do Brexit até dia 30 de junho. Ela disse ainda que não está preparada para atrasar a saída do Reino Unido do bloco para além desta data.

Em carta ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, ela pediu que o Reino Unido não deixe o bloco em 29 de março, como era previsto.

Sem a aprovação do parlamento para um novo acordo com o bloco, May aguarda a aprovação agora dos 27 países-membros. Eles se reunião em Bruzelas para discutir o assunto nesta quinta-feira (21).

Caso o prazo seja estendido, May espera conseguir, em uma terceira votação, a aprovação para a garantia de uma saída ordenada da União Europeia.

Theresa May coloca final de junho como prazo para que o Reino Unido não participe das eleições do parlamento europeu, uma das três principais instituições do bloco.

A premiê tenta renegociar o acordo do Brexit desde o início do ano, mas após série de conversas com a União Europeia e de duas votações fracassadas no parlamento britânico ainda não há consenso.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.