Mercosul deve anunciar fim de roaming internacional para países-membros

O encontro entre países-membros do Mercosul vai ocorrer em Santa Fé, na Argentina na próxima quarta-feira, dia 7

  • Por Jovem Pan
  • 14/07/2019 14h56
Fotos PúblicasPara entrar, de fato, em vigor, a medida precisa ser aprovada pelo Parlamento de cada país

O Mercosul deve anunciar na próxima quarta-feira, dia 17, o fim da cobrança de roaming internacional para os países que formam o bloco. Para entrar, de fato, em vigor, a medida precisa ser aprovada pelo Parlamento de cada país.

Segundo o jornal argentino La Nación, cogitava-se, inicialmente, adotar uma forma “progressiva” de eliminação da cobrança de roaming. No fim, porém, optou-se por encerrá-la imediatamente. Isso teria sido acordado com as empresas de telecomunicações.

A abolição de cobrança de roaming foi adotada pela União Europeia, por exemplo, em junho de 2017. Nos 28 Estados-membros do bloco, o usuário paga os mesmos preços praticados pela operadora da qual é cliente nos serviços de ligações telefônicas, SMS e internet móvel, independente de onde estiver.

O encontro entre países-membros do Mercosul vai ocorrer em Santa Fé, na Argentina. Essa será a primeira reunião após o anúncio do acordo comercial com a União Europeia. O evento também marcará a transmissão da presidência rotativa do bloco para Jair Bolsonaro.

*Com informações do Estadão Conteúdo