Mergulhadores que resgataram time de futebol na Tailândia voltam à caverna pela primeira vez

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2019 13h53
EFE Australianos Richard Harris e Craig Challen participaram do time que resgatou os adolescentes e o treinador

Os mergulhadores que participaram da operação de resgate do time de futebol que ficou preso em uma caverna do norte da Tailândia no ano passado visitaram nesta segunda-feira, 21, a gruta pela primeira vez desde o resgate. O acesso à gruta está proibido, mas a entrada virou atração turística e ganhou uma estátua do soldado da marinha tailandesa Saman Kunan, que morreu durante as operações.

Os australianos Richard Harris e Craig Challen, que voltaram hoje ao local, fizeram parte da operação internacional que conseguiu retirar com vida os 13 integrantes do time de futebol Javalis Selvagens. Os adolescentes ficaram mais de duas semanas no interior da caverna de Tham Luang, na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia, um resgate que foi seguido no mundo todo.

Harris foi responsável por sedar as crianças para evitar ataques de pânico enquanto uma equipe de mergulhadores os levava ao exterior através de passagens longas e estreitas em uma caverna inundada, enquanto Challen realizou exames médicos nos jovens jogadores, que tinham entre 11 e 16 anos, e em seu treinador, de 26.

Os dois mergulhadores, que na sexta-feira passada se encontraram em Bangcoc com o primeiro-ministro da Tailândia – o general Prayut Chan-Ocha – e receberam a Condecoração Real da Admirável Ordem de Direkgunabhorn, se reuniram hoje, em privado e longe das câmeras, com os integrantes dos Javalis Selvagens.

*Com EFE

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.