México passa Brasil e é país com mais cidades em ranking de violência; Natal e Fortaleza estão em ‘top 10’

  • Por Jovem Pan
  • 12/03/2019 21h29
EFE México tem forte atuação e conflitos internos de facções criminosas

O México ultrapassou o Brasil e agora é o país com o maior número de cidades em ranking que avalia quais são 50 áreas urbanas mais violentas do mundo. O levantamento, produzido pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México, foi divulgado nesta terça-feira (12) e considera municípios com mais de 300 mil habitantes.

Tijuana, no norte do México, foi considerada a cidade mais violenta do mundo em 2018, seguida de Acapulco, também no país, e Caracas, capital da Venezuela. O “top 10” é completado por Ciudad Victoria, Ciudad Juárez, Irapuato, todas no México; Guayana, na Venezuela; Natal e Fortaleza, no Brasil; e Ciudad Bolívar, também na Venezuela.

Segundo o relatório, Tijuana teve uma taxa de homicídio de 138,26 por 100 mil habitantes. E, pelo segundo ano consecutivo, uma cidade mexicana lidera a lista das áreas urbanas mais violentas do mundo. No total, 15 cidades do México estão entre as 50 da lista, levando o país a ultrapassar o Brasil na liderança do ranking.

A organização diz que a violência no México é provocada pelas guerras entre integrantes do crime organizado. São cidades como exemplo as cidades de La Paz e Los Cabos, que estavam nos primeiros lugares do ranking em 2017. Com a vitória de uma das facções rivais, os índices de homicídios nos dois municípios caíram drasticamente.

Das 50 cidades mais violentas, 42 estão na América Latina. A Colômbia é o destaque positivo da relação. Com violência urbana cada vez menor, o país só tem dios munícios na lista: Cali e Palmira. No entanto, o problema se mantém em zonas ruais.

No caso da Venezuela, a ONG destacou uma dificuldade cada vez maior de contabilizar a magnitude da violência no país. “Nos últimos anos, sobretudo em 2018, enfrentamos um novo fenômeno que expressa a crise muito grave que a Venezuela enfrenta em todos os setores: a crescente incapacidade de contar seus mortos”, afirmou o relatório.

As 10 cidades mais violentas do mundo:

  1. Tijuana (México);
  2. Acapulco (México);
  3. Caracas (Venezuela);
  4. Ciudad Victoria (México);
  5. Ciudad Juárez (México);
  6. Irapuato (México);
  7. Guayana (Venezuela);
  8. Natal (Brasil);
  9. Fortaleza (Brasil);
  10. Ciudad Bolívar (Venezuela).

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.