México: sobe para 128 número de mortos por explosão de oleoduto

  • Por Jovem Pan
  • 07/02/2019 11h46
Agência EFE Explosão de um oleoduto em Tlahuelilpan, no México, ocorreu em 18 de janeiro, depois que um grupo de habitantes do município começou a roubar gasolina

Subiu para 128 o número de mortos por causa da explosão de um oleoduto em Tlahuelilpan, no México, em 18 de janeiro. Nesta quarta-feira o Instituto Mexicano do Seguro Social (IMSS) detalhou que um dos feridos que estava sendo atendido na Unidade Médica de Alta Especialidade em Magdalena Salinas, no norte da capital mexicana, morreu durante a madrugada.

Outras duas pessoas ainda estão em tratamento nesse hospital por causa da explosão. No total, dezenove pessoas continuam internadas em diversos hospitais da Cidade do México e uma em Hidalgo.

No último dia 18, um grupo de habitantes do município de Tlahuelilpan rompeu um oleoduto para roubar gasolina. Duas horas depois, houve uma forte explosão.

O Exército estava no local, mas pouco pôde fazer para controlar as centenas de pessoas que se aproximaram do oleoduto para roubar o combustível.

Desde que chegou ao poder, em 1º de dezembro do ano passado, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, começou a combater o roubo de hidrocarbonetos, crime que que há anos gera perdas milionárias para a companhia estatal Petróleos Mexicanos (Pemex).

Segundo fontes oficiais, os prejuízos da Pemex chegaram a 65 bilhões de pesos mexicanos (cerca de US$ 3,4 bilhões) somente em 2018.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.