Milhares protestam na frente do parlamento britânico por “Brexit de Volta”

  • Por Jovem Pan
  • 29/03/2019 17h04
GETTY IMAGES Parlamento rejeitou acordo pela terceira vez; Theresa May já sinalizou renúncia

Segurando cartazes com a frase “Queremos o Brexit de volta”, milhares de defensores do Brexit se manifestaram nesta sexta-feira, 29, na frente do parlamento britânico para pedir a efetivação do resultado do referendo de junho de 2016, quando a maioria dos ingleses votou pela saída da União Europeia (UE).

O parlamento rejeitou nesta sexta-feira, 29, data marcada originalmente para a concretização do Brexit, o tratado negociado com Bruxelas pela terceira vez. O governo do Reino Unido havia pedido uma prorrogação para deixar a UE, autorizada até o dia 12 de abril.

Alguns manifestantes partiram a pé há duas semanas da cidade inglesa de Sunderland, no norte da Inglaterra, em uma marcha que chegou a Londres hoje.

“Theresa May perdeu a votação. Muita gente está se perguntando o que isso quer dizer. Quer dizer que nos traíram”, disse diante dos manifestantes um dos ativistas, Tommy Robinson , que assessora o Partido de Independência do Reino Unido (UKIP).

A primeira-ministra britânica disse nesta semana que vai renunciar ao cargo assim que o acordo for aprovado.

O deputado conservador Peter Bone, que também esteve no evento e que pouco antes tinha votado contra o acordo defendido por Theresa May, disse que os britânicos decidiram sair, com ou sem acordo. “Decidimos sair (da UE), não sair com um acordo. A primeira-ministra disse 108 vezes na Câmara dos Comuns que sairíamos hoje, em 29 de março. Não cumpriu com sua palavra e essa é a razão pela qual não votei a favor de seu fraudulento plano do Brexit”, afirmou Bone”.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.