Montevidéu elabora projeto que proíbe patinetes e bicicletas nas calçadas

Críticos da proposta dizem que os riscos de quem utiliza esses transportes alternativos aumentariam, uma vez que eles estariam obrigados a trafegar pelas ruas, ao lado de automóveis e motocicletas

  • Por Jovem Pan
  • 20/05/2019 15h38 - Atualizado em 20/05/2019 15h51
Agência Brasil Cariocas usam patinetes elétricos no centro do Rio de Janeiro. Para começar a valer, o projeto que proíbe a circulação de patinetes nas calçadas de Montividéu, no Uruguai, ainda precisa ser analisado por uma Junta Departamental

A prefeitura de Montevidéu, no Uruguai, elaborou um projeto para regulamentar a circulação de patinetes e bicicletas pela cidade. Segundo a proposta, os usuários devem utilizar os veículos apenas em ciclovias ou nas ruas. Isso significa que eles estão proibidos em calçadas e nas Ramblas — a avenida que margeia o Rio da Prata e que tem 23 quilômetros de extensão, dos quais menos de 3 quilômetros possuem ciclovias.

Críticos da proposta dizem que os riscos de quem utiliza esses transportes alternativos aumentariam, uma vez que eles estariam obrigados a trafegar pelas ruas, ao lado de automóveis e motocicletas.

O projeto também tem gerado controvérsias porque, durante os fins de semana, as Ramblas ficam tomadas por montevideanos e turistas, que saem para passear a pé, de bicicletas e, mais recentemente, com os patinetes elétricos. Além disso, a proposta proíbe que as crianças pedalem nas calçadas da cidade.

As novas regras também não permitem que os veículos sejam estacionados nas calçadas. De acordo com o artigo 8º do projeto, os patinetes (elétricos ou não), as bicicletas (elétricas ou não), os triciclos (elétricos ou não) e as plataformas (segway) apenas poderão ser estacionados em zonas autorizadas pela prefeitura de Montevidéu.

Os usuários também deverão respeitar uma série de regras em relação ao uso de capacetes e de faixas refletoras nos veículos.

Para começar a valer, o projeto ainda precisa ser analisado por uma Junta Departamental.

Invasão dos patinetes

Em fevereiro deste ano, desembarcaram na cidade os patinetes Grin, com grande aceitação pelos usuários. Poucos meses depois, chegou à capital a marca americana Lime. O sucesso é tanto que há uma terceira empresa de patinetes, que deve se instalar no próximo mês.

O vereador Javier Barrios Bove, afirmou em seu Twitter que a “falta de bom senso na nova regulamentação sobre patinetes é incrível”. Ele afirmou que a “Rambla é o espaço mais democrático que existe. Se querem organizar o uso das bicicletas, que invistam em ciclovias. É um perigo que adultos e crianças circulem em patinetes ou bicicletas pelas ruas”.

O diretor de Mobilidade da prefeitura de Montevidéu, Pablo Inthamoussu, disse que “se na Rambla de Montevidéu – que é um lugar de passeio e recreação – temos que lamentar que algum desses veículos não cumpra as normas e atropele um pedestre, vamos ter a regra”. Ele explicou que há uma debilidade quanto à fiscalização desses veículos e que este é um grande desafio.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.