Novo plano de Trump para imigração vai exigir ‘mérito’

  • Por Jovem Pan
  • 16/05/2019 17h47
EFE "Nossa proposta é pró-América, pró-imigrante e pró-trabalhador. É senso comum", disse o presidente americano

O presidente americano Donald Trump anunciou na tarde desta quinta-feira, 16, um novo plano de imigração. Ele não detalhou o pacote, mas disse a medida  vai “estabelecer um novo sistema que protege salários dos americanos e promove seus valores”.

“Nós estamos propondo um plano de imigração que coloca os trabalhos, salários e segurança dos trabalhadores americanos primeiro. Nossa proposta é pró-América, pró-imigrante e pró-trabalhador. É senso comum”, disse o presidente.

Trump ainda disse que a seleção aleatória é contrária aos valores americanos. “Isso bloqueia muitos imigrantes com potencial e qualificados do mundo todo…nós discriminamos contra o brilhantismo, mas nós não vamos mais (discriminar) uma vez que seja aprovado nosso plano”.

Segundo a rede de notícias ABC, a proposta provavelmente enfrentará resistência dos Democratas, que disseram que o conceito da administração de “mérito” como uma maneira de determinar se migrar para os Estados Unidos vale a pena é “condescendente”.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, condenou a Casa Branca por focar no sistema de “mérito” e ressaltou que qualquer caso deve ser compreendido, e incluir um caminho para a cidadania.

“Eu quero dizer uma coisa sobre a palavra que eles usam, ‘mérito’. Eles estão dizendo que família não tem mérito? Estão dizendo que a maioria das pessoas que já veio aos Estados Unidos na história do nosso país não tem mérito porque eles não têm estudo de engenharia? Certamente, queremos atrair o melhor para nosso país, e isso inclui muitas pessoas de muitas partes da sociedade.

No discurso desta quinta-feira, o presidente disse que o fluxo de imigrantes sem documento está causando um aumento na criminalidade.

“Eu não acho que a maioria dos países está dando o seu melhor. E é isso que está causando problemas tremendos com o crime”, disse.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.