O retrato da sexta-feira de terror em Paris; entenda o que aconteceu

  • Por Jovem Pan
  • 14/11/2015 15h00

Atentado em Paris tem ao menos 18 mortos

Reprodução Atentado em Paris tem ao menos 18 mortos

Vários ataques simultâneos em Paris deixaram 128 mortos e cerca de 300 feridos nesta sexta-feira (13) em Paris, capital da França.

Veja detalhes:

Quem?

O Estado Islâmico reivindicou a autoria dos ataques. O presidente da França François Hollande também atribuiu os atentados ao grupo terrorista que controla parte dos territórios da Síria e do Iraque no Oriente Médio. Hollande chamou o Estado Islâmico de “bárbaros”.

Ao menos oito terroristas morreram durante a execução dos atos. Sete eram homens-bomba, dizem as agências internacionais de notícias.

Foram identificados alguns documentos recuperados com os assassinos suicidas. Informações preliminares apontam que havia cidadãos do Egito, da Síria e também franceses entre os autores.

O que e como?

Em ação sincronizada (veja mais abaixo), oito terroristas fizeram a carnificina com armas e bombas.

Ao menos duas explosões foram ouvidas nos arredores do Estade de France, onde ocorria jogo amistoso entre a França e a Alemanha.

Houve tiros em bares e restaurantes de movimentada região do nordeste parisiense, matando outras dezenas de vítimas.

O principal ataque se deu a uma casa de shows, a Bataclan, onde ocorria uma apresentação de uma banda de rock norte-americana. Depois de atirarem em pessoas aleatoriamente na rua do local, eles entraram no estabelecimento e fizeram dezenas de pessoas reféns.

Pessoas começaram a pedir ajuda pelo Twitter e a polícia interveio. Bombas atreladas ao corpo dos autores foram disparadas neste momento e ao menos 70 morreram no Bataclan, e outras dezenas de pessoas ficaram feridas.

Quando?

Os ataques ocorreram em um intervalo de 40 minutos, entre 21h20 e 22h do horário local (a partir de 18h20 em Brasília), demonstrando grande organização do grupo.

21h20 primeira explosão no Estade de France – Saint Dennis

21h25 primeiro tiroteio na Rue Bichat

21h29 Tiroteio na avenida próxima à Place la Republique

21h30 – Segunda explosão no Estade de France – Saint Dennis

21h38 Tiroteio na Rue de Charonne

21h43 Explosão no Boulevard Voltaire

21h49 – Tiroteio e explosões na casa de espetáculos Bataclan, com reféns sendo feitos

21h53 – Terceira explosão no estade de France

22h Boulevard Beaumarchais

Onde?

Foram ao menos seis locais atacados. Veja alguns pontos no mapa abaixo.

Por quê?

Em seu comunicado, além ameaças, o Estado Islâmico usou diversos argumentos religiosos para justificar os atentados.

A França lidera, junto com a Inglaterra, as ofensivas militares contra o Estado Islâmico na Síria. Milhares de europeus já foram recrutados pelos terroristas e foram treinados no Oriente Médio.

Outras centenas retornaram ao Velho Continente e as forças de segurança dos países ocidentais se esforçam para monitorá-los. Ocorre, paralelo a isso, uma onda imigratória de refugiados, perseguidos pelo próprio EI e o governo de Bashar Assad na Síria.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.