Obama presta homenagem a McCain em cerimônia na catedral de Washington

  • Por Agência EFE
  • 01/09/2018 16h40
EFE "Ele nos fez presidentes melhores. Assim como melhorou o Senado. Assim como melhorou este país", disse Obama

O ex-presidente americano Barack Obama compareceu neste sábado à Catedral Nacional de Washington para prestar uma homenagem ao ex-senador republicano John McCain, que morreu de câncer cerebral aos 81 anos na semana passada.

De acordo com Obama, tanto ele como o também ex-mandatário George W. Bush tiveram “a sorte” de competir contra o senador para chegarem à Casa Branca, o que fez deles “presidentes melhores”.

“Ele nos fez presidentes melhores. Assim como melhorou o Senado. Assim como melhorou este país”, disse Obama sobre o ex-rival nas eleições presidenciais de 2008.

Obama destacou a capacidade McCain para colocar os interesses dos EUA acima de tudo, mas sem “tratar ninguém de forma diferente, seja por raça, sexo o religião”.

O ex-presidente tambén lembrou o sentido de serviço e dever de McCain, “uma verdade que ele havia vivido e pela qual estava disposto a morrer”, comentou ao se referir à carreira política que o republicano desempenhou durante décadas no Congresso depois de ter sido mantido como prisioneiro durante cinco anos na Guerra do Vietnã.

“Nossa política, a vida pública, o discurso público pode parecer pequeno, mesquinho e desagradável. Uma troca de insultos e falsas controversias. John nos fez ser maiores que tudo isso”, analisou.

McCain morreu aos 81 anos há uma semana, em seu rancho em Cornville, no estado do Arizona, após uma dura batalha contra um câncer cerebral. Depois de muitas homenagens, o ex-senador será enterrado no domingo na Academia Naval de Annapolis, em Maryland.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.