ONU lança operação de emergência no Caribe após passagem de Irma

  • Por EFE
  • 13/09/2017 09h11 - Atualizado em 13/09/2017 09h11
A ONU transferirá hoje em um voo 40 toneladas métricas de produtos alimentares a Antigua

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) lançou duas operações de emergência de três meses de duração no leste e oeste do Caribe após a passagem do furacão Irma pelas ilhas caribenhas, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) prepara o envio de pessoal e provisões médicas.

A porta-voz do PMA, Bettina Luescher, explicou hoje na coletiva de imprensa da ONU em Genebra que a organização oferecerá assistência imediata à região através de rações de emergência às pessoas vulneráveis, ao qual seguirão posteriormente transferências em dinheiro para proteger o sustento de vida.

Antigua será o principal centro de operações do PMA para o caribe oriental, enquanto as ilhas Turks e Caicos serão para o oeste do Caribe, indicou.

O Depósito da ONU para Respostas Humanitárias (UNHRD, em inglês), que fica localizado no Panamá, transferirá hoje em um voo 40 toneladas métricas de produtos alimentares a Antigua.

O PMA também desdobrará pessoal de seu escritório regional no Panamá e desde El Salvador a Barbados e a Antigua, enquanto especialistas regionais que se encontram no Haiti e estão em trânsito na República Dominicana, serão enviados a Antigua, indicou Luescher.

No Haiti, a agência multilateral conta com 63 toneladas métricas de barrinhas e bolachas energéticas para atender cerca de 80 mil haitianos durante quatro dias, e além disso tem uma reserva de 3,3 mil toneladas métricas de alimentos nesse país caribenho e 20 caminhões para reparti-los.

No caso de Cuba, o PMA ofereceu sua ajuda ao Governo e depositou 1,6 mil toneladas métricas de alimentos em Havana, Cienfuegos e Santiago de Cuba para assistir cerca de 275 mil pessoas durante um mês nas áreas afetadas pela passagem de Irma.

Por sua vez, a OMS, através da Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO), avalia com as autoridades nacionais as necessidades, disse o porta-voz em Genebra Tarik Jasarevic.

“Muitos hospitais e centros de saúde foram destruídos completamente ou parcialmente nas ilhas”, disse.

Por outro lado é preciso reforçar a vigilância perante as doenças que possam surgir devido às inundações e à água para, por exemplo através de mosquitos, indicou o porta-voz.

As áreas prioritárias de atenção incluem a coordenação, a avaliação de danos, a supervisão epidemiológica, a logística, a gestão de informação, a água e questões sanitárias.

A porta-voz da Organização Mundial da Meteorologia (OMM), Claire Nullis, reiterou hoje que Irma, que já se degradou a uma depressão tropical, foi o furacão que permaneceu na categoria 5 – a máxima – durante três dias consecutivos.

Além disso, Irma registrou ventos máximos de 300 quilômetros por hora durante 37 horas, mais que qualquer outro ciclone tropical no mundo desde que existem registros.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.