Papa Francisco entrega prêmio a teóloga e defende maior presença de mulheres na Igreja

  • Por Jovem Pan
  • 17/11/2018 13h28
EFE/ Claudio Peri Francisco ressaltou a importância "do reconhecimento da contribuição das mulheres no campo da pesquisa"

Neste sábado (17), o papa Francisco participou da entrega do prêmio Joseph Ratzinger (dado pela Fundação do Vaticana) à teóloga Anne-Marie Pelletier. Em seu discurso, aproveitou para defender uma maior presença de mulheres “nos diferentes campos de responsabilidade da vida da Igreja em particular e não só no campo cultural”.

Francisco ressaltou a importância “do reconhecimento cada vez maior da contribuição das mulheres no campo da pesquisa teológica científica e do ensino da teologia, considerados durante muito tempo territórios quase exclusivos do clero” e acrescentou que é necessário que “esta contribuição seja estimulada e que encontre um espaço mais amplo, coerente com o crescimento da presença feminina nos diferentes campos de responsabilidade da vida da Igreja em particular, e não só no campo cultural”.

“Desde que Paulo VI proclamou Teresa de Ávila e Catarina de Siena doutoras da Igreja, não resta dúvidas de que as mulheres podem alcançar os lugares mais altos na inteligência da fé”, disse. “João Paulo II e Bento XVI confirmaram isso incluindo na série de doutores os nomes de outras mulheres, como Santa Teresa de Lisieux e Hildegarda de Bingen”. 

O prêmio Ratzinger também foi entregue ao arquiteto Mario Botta.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.