Parlamento britânico rejeita Brexit sem acordo com a União Europeia

  • Por Jovem Pan
  • 13/03/2019 16h51 - Atualizado em 13/03/2019 16h59
EFE Theresa May discursou na sessão na Câmara dos Comuns nesta quarta-feira (13)

O Parlamento do Reino Unido descartou nesta quarta-feira (13), por 312 votos a favor e 308 contra, sair da União Europeia (UE) sem acordo com o bloco a “qualquer momento e em qualquer cenário”.

A Câmara dos Comuns respaldou uma emenda não vinculativa que exclui a possibilidade de o país sair sem acordo do bloco comunitário não apenas em 29 de março, como estipulado, mas a qualquer momento. A decisão deve fazer com que o Brexit não aconteça no fim deste mês e o Reino Unido fique mais tempo na UE enquanto um novo acordo é negociado.

Nesta terça-feira (12), a primeira-ministra Theresa May e o governo britânico sofreram uma grande derrota na Câmara dos Comuns quando o Parlamento rejeitou o acordo alinhado com a UE para o Brexit.

O principal entrave para a aprovação do acordo proposto por May foi a fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, que pertence ao Reino Unido. Com o Brexit, esta será a única fronteira terrestre entre a Grã-Bretanha e a União Europeia.

Com a saída do RU do bloco, a fronteira teria de ter controles mais rígidos, mas isso violaria o Acordo da Sexta-Feira Santa, assinado em 1989, A União Europeia, então, propôs que o Reino Unido mantivesse uma união aduaneira com o bloco até 2020, para dar mais tempo para a negociação de regras para esta questão. A proposta, no entanto, foi rejeitada por defensores mais radicais do Brexit por medo de que a união dure além do tempo determinado.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.