Pedido de visto norte-americano passa a exigir redes sociais dos candidatos

  • Por Jovem Pan
  • 02/06/2019 16h34
Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil Também são exigidos todos os e-mails e telefones registrados pelos solicitantes nos últimos cinco anos

A solicitação de visto norte-americano terá mais uma exigência: a divulgação de informações das redes sociais dos interessados. São várias opções de redes sociais e uma delas deve ser escolhida. No site, consta que o interessado deve colocar ainda “informações associadas a sua presença online, incluindo os tipos de plataformas que usa, as informações que compartilha e interações com outros usuários”.

A reivindicação foi feita pelo governo dos Estados Unidos.

O pedido também exige links ou nomes de usuário dos perfis usados pelos candidatos nos últimos cinco anos, além de todos os e-mails e telefones registrados pelos solicitantes neste mesmo período.

De acordo com o site G1, antes apenas os candidatos que eram selecionados para verificação extra, como pessoas que viajaram para áreas controladas por organizações terroristas, tinham que apresentar links das redes sociais. Estima-se que cerca de 65 mil candidatos caiam nessa categoria por ano, contra quase 15 milhões de pessoas que devem ser afetados pela nova medida a cada ano.

Usuários no Twitter comentaram que já encontraram a nova regra:

No mês de março, o presidente Jair Bolsonaro formalizou a dispensa – unilateral – da necessidade de visto para turistas norte-americanos entrarem no Brasil. A medida, publicada há pouco em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), consta de decreto e será estendida também a visitantes de Austrália, Canadá e Japão, também de forma unilateral. O decreto só entrará em vigor em 17 de junho deste ano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.