Pelo Twitter, Trump ressalta ajuda dos EUA em resgate de meninos na Tailândia

  • Por Estadão Conteúdo
  • 08/07/2018 11h10 - Atualizado em 08/07/2018 11h36
Agência EFE "Eles são pessoas muito corajosas e talentosas!", escreveu o presidente norte-americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou há pouco via Twitter sobre a participação do país na missão de resgate de 12 meninos e um professor presos em uma caverna no norte da Tailândia.

“Os EUA estão trabalhando de forma muito próxima com o governo da Tailândia para ajudar no resgate de todas as crianças para fora da caverna com segurança. Pessoas muito corajosas e talentosas!”, escreveu Trump em seu Twitter.

A equipe de resgate, liderada pelas forças especiais tailandesas, começou a retirar os meninos neste domingo e conta com a ajuda de mergulhadores de vários países, como Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.

Segundo informações da emissora de TV americana “CNN”, até o momento, quatro crianças já foram resgatadas e outras duas chegaram à “caverna 3”, onde as equipes de socorro instalaram um acampamento provisório e não há risco de inundação.

Devido à dificuldade do trajeto por baixo da água, as autoridades tinham planejado, inicialmente, esperar o fim da temporada de chuvas para realizar o resgate, mas o nível de oxigênio na caverna caiu para 15%, o que acabou antecipando o trabalho de salvamento.

Os 12 meninos e o técnico, que fazem parte de um time de futebol, desapareceram no dia 23 de junho, quando ficaram presos na caverna “Tham Luang”, que fica na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia. O grupo foi surpreendido por uma tempestade que acabou inundando parcialmente a caverna e obstruiu a saída.

Após vários dias de busca no interior da gruta, dois mergulhadores britânicos localizaram as crianças e o técnico em 2 de julho, abrigados em uma das cavernas, há mais de quatro quilômetros da entrada principal.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.