Peru: Ex-presidente Kuczynski é condenado a 3 anos de prisão

  • Por Jovem Pan
  • 19/04/2019 18h47
EFE Kuczynski estava preso provisoriamente desde a semana passada; a investigação já atingiu quatro ex-presidentes do país

O ex-presidente do Peru Pedro Pablo Kuczynski foi condenado nesta sexta-feira, 19, a 3 anos de prisão por suposta lavagem de dinheiro ligada ao escândalo da Odebrecht, que já atingiu quatro ex-presidentes do país. Um deles, Alan García, que teve dois mandatos, se suicidou na última quinta-feira, 18, quando soube que seria preso por causa da investigação.

Kuczynski estava preso provisoriamente desde a semana passada. A detenção temporária, de 10 dias, expiraria neste sábado. Na quarta-feira, o político de 80 anos teve uma crise de hipertensão e foi submetido a um cateterismo.

O promotor da Lava Jato peruana, José Domingo Perez, justificou a detenção provisória alegando que há perigo de obstrução das investigações caso o ex-presidente permaneça livre. Perez também rejeitou a solicitação de modificar o pedido de prisão preventiva para prisão domiciliar, afirmando que Kuczynski não sofre de doença grave, exigência legal para que um acusado permaneça detido em casa.

O ex-presidente está sendo acusado de ter recebido dinheiro da Odebrecht quando era ministro da Economia no governo de Alejandro Toledo. Em 2017, a construtora brasileira revelou que pagou quase US$ 5 milhões por serviços de consultoria às empresas First Capital e Westfield Capital, ligadas a Kuczynski.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.