PIB dos EUA cresce 4,1% no segundo trimestre e registra melhor ritmo em 4 anos

  • Por Jovem Pan
  • 28/07/2018 08h21
EFE/ Ian Langsdon Trump acrescentou que se o crescimento da economia continuar neste ritmo, os EUA vão dobrar de tamanho 10 anos mais rápido do que nas administrações dos presidentes Bush e Obama

A economia dos Estados Unidos cresceu 4,1% no segundo trimestre de 2018 de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (27) na primeira estimativa feita pelo Departamento de Comércio Americano.

O crescimento do PIB dobrou do primeiro pro segundo trimestre desse ano.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump comemorou os números e disse que eles são muito sustentáveis. Para ele, uma das maiores vitórias da revisão foi a queda do déficit comercial do país em mais de US$ 50 bilhões.

Trump acrescentou que se o crescimento da economia continuar neste ritmo, os EUA vão dobrar de tamanho 10 anos mais rápido do que nas administrações dos presidentes Bush e Obama.

Um dos principais fatores desse ”boom” foi a politica de ameaça econômica que Trump tem estabelecido em relação a outros países, sobretaxando produtos estrangeiros que entram nos EUA.

Outro fator foi a mudança de regras no imposto de renda, que levou algumas categorias de contribuintes a pagaram um valor menor de impostos nesse trimestre, dinheiro este que voltou para o bolso do consumidor e teoricamente foi parar no comércio.

O gasto do consumidor nesse trimestre teve um aumento de 4 por cento.

Para muitos especialistas, são políticas pontuais, no semestre que vem, as exportações americanas não devem ter o mesmo desempenho nesse trimestre e o consumidor que já gastou esse dinheiro que sobrou do imposto de renda não vai gastar novamente no trimestre que vem.

A analise dos economistas é que é muito difícil manter um crescimento do PIB de 4% até o final do ano.

O presidente Donald Trump e membros de sua equipe econômica ja vinham promovendo a visão de que o crescimento do segundo trimestre seria forte.

No começo da semana, Trump publicou em sua conta particular no Twitter que os EstadosUnidos têm os melhores números financeiros do planeta.

Com o relatório desta sexta-feira, o governo americano também publicou revisões abrangentes dos dados anteriores do PIB, que não alteraram o quadro econômico apresentado anteriormente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.