Polícia alemã prende ex-presidente catalão Carles Puigdemont

  • Por EFE
  • 25/03/2018 09h18 - Atualizado em 25/03/2018 09h19
EFE/ Salvatore Di Nolfi Ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont durante palestra no último dia 21 na Finlândia

A polícia alemã deteve o ex-presidente da Comunidade Autônoma da Catalunha Carles Puigdemont, foragido da justiça espanhola, quando o ex-líder atravessou de carro a fronteira desde a Dinamarca neste domingo.

Segundo informou à Agência Efe seu advogado, Jaume Alonso-Cuevillas, os agentes o pararam por volta das 12h local (7h, em Brasília) em uma estrada rumo a Hamburgo, desde onde tinha a intenção de retornar à Bélgica, onde vive há meses.

Um juiz espanhol reativou na sexta-feira (23) a ordem europeia de busca e detenção contra o ex-governante catalão após processá-lo por rebelião e desvio de fundos públicos em relação com o processo de independência iniciado na região espanhola da Catalunha em 2017.

Puigdemont, que procedia da Finlândia, tem residência fixada em Waterloo (Bélgica), para onde se mudou para evitar a ação da Justiça espanhola, após ser destituído pelo Executivo espanhol.

A detenção ocorreu por causa do ordem europeia cursada pela justiça espanhola contra Puigdemont, informou à Agência Efe o advogado do ex-governante catalão Jaume Alonso-Cuevillas.

Na noite de sexta-feira, Carles Puigdemont – que tinha passagens de avião para retornar a Bruxelas ontem – deixou a Finlândia rumo à Bélgica, segundo confirmou o deputado finlandês Mikko Kärnä, um dos seus anfitriões no país nórdico.

O seu advogado tinha assegurado no sábado que Puigdmeont se apresentaria à Polícia da Finlândia, mas depois afirmou que o político catalão já não estava nesse país nórdico e seguiria “à disposição da Justiça belga”.

Puigdemont foi a Helsinque na quinta-feira para participar de uma conferência e estava sendo procurado desde ontem pelas autoridades finlandesas.

Alonso-Cuevillas está entrando em contato com advogados alemães para organizar a assistência jurídica do ex-presidente catalão.

O Executivo espanhol, amparado na Constituição, destituiu Puigdemont e todos seus conselheiros em 27 de outubro de 2017, depois que o Parlamento catalão aprovou uma declaração a favor da independência.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.