Polícia de NY investiga caso de pacote suspeito encontrado perto da Times Square

  • Por Jovem Pan
  • 26/10/2018 10h25 - Atualizado em 26/10/2018 11h13
Reprodução/Michael Holman/CNN As autoridades informam, via Twitter oficial, que as pessoas evitem o local, que está tomado por agentes policiais

A Polícia de Nova York investiga na manhã desta sexta-feira (26) mais um caso de pacote suspeito. Este foi identificado nas imediações de West 52nd Street e 8th Avenue, em Manhattan, próximo a Times Square. As autoridades de NY pedem, via Twitter oficial, que as pessoas evitem o local, que está tomado por agentes policiais e já apresenta complicações de trânsito.

De acordo com a CNN, o pacote suspeito foi encontrado no correio e estava endereçado a James Clapper, ex-diretor de Inteligência dos Estados Unidos. Clapper, que também é consultor do canal de notícias, afirmou que o endereçamento dos pacotes não silenciará a crítica à administração de Donald Trump. Ele também alertou que os críticos a Trump tomem cuidado, estejam em alerta e tomem precauções, especialmente com encomendas como essa.

Ao todo, 12 pacotes suspeitos já foram encontrados até o momento. Entre os destinatários do artefato estavam:

– Senador democrata Cory Booker

– Ator Robert DeNiro

– Ex-vice-presidente Joe Biden

– Escritório da deputada democrata Debbie Wasserman Schultz (este era endereçado para o ex-procurador-geral dos EUA, Eric Holder)

– Escritório da CNN em Nova York (este era endereçado ao ex-diretor da CIA, John Brennan)

– Escritório de Washington da congressista Maxine Waters (dois pacotes foram interceptados)

– Ex-presidente Barack Obama

– Ex-secretária de Estado e ex-candidata democrata à Presidência dos EUA, Hillary Clinton

– Empresário George Soros

– Ex-procurador-geral dos EUA, Eric Holder

Ex-diretor de Inteligência dos Estados Unidos, James Clapper

Segundo jornais norte-americanos, os pacotes foram endereçados a nomes que possuem críticas ao governo de Donald Trump.

Trump fez a primeira declaração oficial sobre os pacotes suspeitos que foram enviados para ex-presidentes americanos e também para a CNN, nesta quarta-feira (24). Ele destacou os esforços que serão feitos para manter a segurança do país.

“A segurança do povo é minha prioridade. Acabei de concluir uma reunião com o FBI, com o departamento de Justiça e com o serviço secreto. Enquanto estamos falando, os pacotes estão sendo inspecionados. A investigação federal está se desenvolvendo. Toda força nacional foi mobilizada para concluir investigação e trazer Justiça aos responsáveis. Temos que estar unidos e mandar uma mensagem forte e unida: atos de violência política não têm lugar nos Estados Unidos da América”.

Pacotes suspeitos

Desde a segunda-feira, 12 pacotes-bomba foram enviados, com artefatos encaminhados a endereços de políticos, celebridades ou autoridades, além de veículos de comunicação como a CNN. As autoridades classificaram como “terrorismo”, mas o objetivo inicial é determinar se os dispositivos foram projetados com a intenção de explodir ou se simplesmente foram enviados para semear o medo.

Em comunicado, o FBI informou que os pacotes tinham as mesmas caraterísticas: todos foram enviados em envelopes com plástico bolha e, no lado externo, havia rótulos impressos com os endereços.

O fato de todos os destinatários serem membros do Partido Democrata ou pessoas contrárias ao presidente Donald Trump indicam uma possível motivação política, mas nada foi revelado sobre a autoria por enquanto.

Esses episódios ocorrem apenas duas semanas antes da realização das eleições legislativas de meio de mandato no país, no dia 6 de novembro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.