Polícia de Paris prende 100 em protesto de ‘coletes amarelos’

  • Por Jovem Pan
  • 16/03/2019 14h24 - Atualizado em 16/03/2019 15h08
EFE Evento marcou quatro meses de protestos dos "coletes amarelos"

A 18ª manifestação dos “coletes amarelos” em Paris, na França, terminou em confronto com a polícia. O Arco do Triunfo foi principal ponto dos distúrbios na capital, que as forças da ordem tentaram conter com gás lacrimogêneo. Cerca de 100 pessoas foram presas.

Os manifestantes tinham como objetivo se aproximar do Palácio do Eliseu, mas os acessos à sede presidencial tinham sido bloqueados, assim como outros pontos considerados sensíveis.

O evento marca quatro meses de protestos e acontece um dia depois do final do Grande Debate Nacional, impulsionado em janeiro pelo presidente Emmanuel Macron para debater a crise social e política gerada pelos “coletes amarelos”, que iniciaram suas manifestações em novembro passado.

O protesto deste sábado lançou um ultimato ao presidente e buscou mostrar que se mantém firme apesar das promessas do governo.

Éric Drouet, um dos líderes do movimento, postou nas redes sociais uma mensagem que dizia que não haverá mais manifestações.

“Haverá ações de verdade, teremos que propor bloqueios. Demonstramos que sabemos protestar, que não funcionou e que não fomos ouvidos”, dizia o post.
O chamado RIC, Referendo de Iniciativa Cidadã, continua sendo a principal reivindicação dos opositores, que também reivindicam a dissolução da Assembleia Nacional e a constituição de uma provisória enquanto o sistema é reorganizado.

O ministro do Interior, Christophe Castaner, disse no twitter que os protestos incitam à violência e que seu objetivo é semear o caos em Paris. “Meu conselho à polícia: responder com a maior firmeza esses ataques inadmissíveis”, escreveu.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.