Poloneses protestam contra indenizações a judeus desapropriados no nazismo

  • Por Jovem Pan
  • 11/05/2019 15h07 - Atualizado em 11/05/2019 17h06
REUTERS O primeiro-ministro Mateusz Morawiecki disse que a Polônia rejeitará os benefícios por não ter responsabilidade pela ocupação alemã

Milhares de ultranacionalistas da Polônia marcharam neste sábado (11) pelas ruas de Varsóvia, capital do país, para rejeitar pedidos de indenizações a cidadãos judeus que tiveram seus imóveis desapropriados no país durante a ocupação nazista e o regime comunista.

A Polônia é o único dos países ex-comunistas que não tem uma legislação para resolver os conflitos derivados das expropriações realizadas no século passado.

As organizações judaicas pediram em repetidas ocasiões ao país que busque uma fórmula para indenizar cidadãos americanos sobreviventes do Holocausto e seus descendentes.

No ano passado, o Congresso dos Estados Unidos encarregou ao Departamento de Estado que investigasse os progressos de medidas de indenização em países como a Polônia.

Depois que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, pediu à Polônia que avançasse nesse campo, grupos de extrema-direita reagiram com protestos diante da aproximação das eleições europeias.

O primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, disse hoje que a Polônia rejeitará a indenização a vítimas da ocupação alemã pois não tem responsabilidade alguma pelo ocorrido.

Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.