Poluição afeta todos os órgãos do corpo humano, diz estudo

  • Por Jovem Pan
  • 17/05/2019 20h30
Reprodução/JP DARIO OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO Cientistas afirmam que poluição pode causar problemas de pele e ossos, vários tipos de câncer e obstáculos à fertilidade

Dois estudos publicados nesta sexta-feira, 17, revelam que não apenas nossos pulmões estão sofrendo consequências do ar que respiramos. Da cabeça ao dedão do pé, todos os órgãos são potenciais alvos de danos causados pela poluição.

Cientistas do Forum of International Respiratory Societies afirmam que a poluição pode atingir o corpo cronicamente, “afetando cada órgão”.

“Isso acontece porque partículas ultrafinas que passam para o pulmão e causam inflamação são “sugadas” pelas células e levadas via corrente sanguínea para todas as partes do corpo”, diz Dean Schraufnagel, professor da Universidade de Illinois, em Chicago, que liderou a pesquisa e falou ao The Guardian.

Ele diz que esse processo pode causar problemas de pele e ossos, vários tipos de câncer e obstáculos à fertilidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição do ar é uma “emergência de saúde pública”. Novas análises indicam que 8,8 milhões de mortes prematuras todos os anos são causadas pela poluição. É uma causa maior do que o tabaco.

Schraufnagel diz que os estudos publicados hoje se somam às várias evidências que nós já temos sobre o dano da poluição. “Há mais de 70 mil estudos científicos que demonstram os efeitos da poluição à saúde”, diz ele.

O professor ainda afirma que mais impactos, como sobre Parkinson ou Autismo, devem ser revelados em pesquisas futuras.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.