Prefeito polonês morre após ser esfaqueado em evento beneficente

  • Por Jovem Pan
  • 14/01/2019 16h32 - Atualizado em 14/01/2019 16h39
Adam Warzawa - EFE Pawel Adamowicz tinha 53 anos e era prefeito de Gdansk desde 1998

Pawel Adamowicz, prefeito de Gdansk, na Polônia, morreu nesta segunda-feira (14) horas depois de passar por uma cirurgia. Ele foi esfaqueado no palco de um evento beneficente por um homem de 27 anos. As informações foram divulgadas nos veículos de imprensa locais.

Ao subir no palco com a faca de 14 centímetros e esfaquear o prefeito, o agressor utilizou um microfone para dizer à plateia que havia sido preso injustamente no passado pela polícia e que tinha sido torturado pelo partido polonês. Ele revelou que o ataque era uma “vingança” e se entregou sem resistência.

Para o vice-ministro do Interior da Polônia, Jaroslaw Zielinsk, o assassino já sofria de transtornos psiquiátricos. Também foi revelado que já havia sido preso por assalto à mão armada. Ele teria deixado a prisão no fim de 2018.

O prefeito tinha 53 anos e era membro do partido de oposição ao governo, o Plataforma Cidadã, partido liberal de centro-direita. Adamowicz estava no cargo desde 1998.

Apesar de a família do prefeito ter pedido para que não politizassem a morte de Adamowicz, o presidente polonês, Andrzej Duda, convocou líderes partidários para organizar atos de solidariedade em todo o país.

*com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.