Presidente das Filipinas encoraja matar bispos católicos: ‘Inúteis’

  • Por Jovem Pan
  • 06/12/2018 09h57
Agência EFE Agência EFE Depois das críticas aos bispos católicos, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou ainda que a Igreja Católica é a instituição 'mais hipócrita do mundo'

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, voltou a atacar os bispos católicos e encorajou matá-los. Segundo ele, os bispos são “inúteis”.

“Os bispos de vocês, matem-nos. Esses bastardos não servem para nada. A única coisa que sabem fazer é criticar”, disse na noite desta quarta-feira (5), em discurso em Manila.

Depois, o presidente afirmou ainda que a Igreja Católica é a instituição “mais hipócrita do mundo” e garantiu que 90% de seus sacerdotes são gays. Cerca de 85% da população filipina é católica.

A Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas se recusou responder aos comentários de Duterte. “Não queremos colocar mais lenha na fogueira. Qualquer comentário só exageraria o assunto”, escreveu nesta quinta-feira, em comunicado, o porta-voz da conferência episcopal, Jerome Seciliano.

Para o porta-voz de Duterte, Salvador Panelo, defendeu que as palavras do presidente não devem ser entendidas como algo literal e sim como uma “hipérbole” para conseguir um “efeito mais dramático” nos seus comentários.

Há apenas duas semanas, o presidente insultou de novo bispos e sacerdotes católicos, com os quais trava uma batalha verbal há mais de um ano, ao declarar aos filipinos que não deveriam ir à igreja para “pagarem de idiotas”.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.