Presidente do Equador afasta vice acusada de corrupção

  • Por Jovem Pan
  • 04/12/2018 11h02
Agência EFE O presidente do Equador, Lenín Moreno O presidente do Equador, Lenín Moreno, afastou temporariamente, nesta segunda-feira, a vice-presidente do país, María Alejandra Vicuña

O presidente do Equador, Lenín Moreno, afastou nesta segunda-feira a vice-presidente do país, María Alejandra Vicuña, acusada de corrupção passiva. Ela ficará afastada até o próximo dia 31, para se dedicar a sua defesa.

“Decidi liberar de suas funções a senhora vice-presidente, María Alejandra Vicuña, para que possa exercer sem interferência o seu direito à legítima defesa”, anunciou Moreno. José Augusto Briones, secretário-geral da Presidência, vai assumir as funções de vice-presidente.

O presidente fez o anúncio do afastamento em uma cerimônia de posse de novos ministros que marca a segunda reformulação de seu gabinete neste ano.

A vice-presidente do Equador, María Alejandra Vicuña

A vice-presidente do Equador, María Alejandra Vicuña (Agência EFE)

Segundo o ex-assessor legislativo Ángel Sagbay, Vicuña cobrou dele, quando era congressista, depósitos regulares em uma conta pessoal, como uma contribuição obrigatória ao partido ABA, ao qual são filiados, e como condição para que ele ficasse com o cargo. Os pagamentos foram feitos entre 2011 e 2013.

Devido ao escândalo, vários parlamentares pediram que Vicuña seja alvo de um processo de impeachment.

A vice-presidente assumiu o posto em outubro do ano passado para ocupar o lugar de Jorge Glas. Ele foi preso preventivamente por suposta participação no grande caso de corrupção internacional envolvendo a Odebrecht.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.