Primeiro caminhão de ajuda humanitária chegou à Venezuela, anuncia Guaidó

  • Por Jovem Pan
  • 23/02/2019 14h06 - Atualizado em 23/02/2019 14h16
Agência EFE Cerca de 200 toneladas de mantimentos e medicamentos serão levados à Venezuela

O presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, informou que o primeiro caminhão com ajuda humanitária chegou à Venezuela neste sábado (23). O anúncio foi feito por meio da conta dele no Twitter.

“Anunciamos oficialmente que já entrou o primerio carregamento de ajuda humanitária por nossa fronteira com o Brasil”, escreveu ele.

Nesta manhã, o primeiro caminhão, que contém entre 6 e 7 toneladas de com alimentos e suprimentos médicos, chegou à Pacaraima (RR), cidade fronteiriça entre Brasil e Venezuela. Um segundo veículo parou no meio do caminho por conta de um pneu furado. Os veículos são conduzidos por venezuelanos, como regra estabelecida pelo governo brasileiro.

O Brasil vai enviar, ao todo, 200 toneladas de alimentos (como arroz e leite em pó) e kits médicos (com antibióticos e analgésicos), comprados em parceria com os Estados Unidos.

‘Bem-vindos ao lado certo da história’

Mais cedo, Juan Guaidó fez um apelo aos militares venezuelanos e reforçou a garantia de anistia aos integrantes do Exército que estão “dispostos a receber [a ajuda humanitária] e a ajudar o povo venezuelano”. “Bem-vindos ao lado certo da história”, disse.

O presidente autoproclamado está na Colômbia, que também teve sua fronteira com a Venezuela fechada nesta sexta-feira (22), e partiu em direção ao seu país acompanhando comboio com mantimentos para tentar furar o bloqueio imposto por Maduro.

“Estamos recolhendo toneladas de ajuda humanitária, em uma ação que busca salvar vidas. É um chamado pacífico, mas firme, para garantir o avanço da ajuda humanitária até a Venezuela”, declarou Guaidó em uma entrevista coletiva de imprensa na Colômbia, com o presidente do país, Iván Duque, e com o presidente chileno, Sebastián Piñera.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.