Putin diz saber identidade de acusados pelo Reino Unido de envenenar ex-espião

  • Por Jovem Pan
  • 12/09/2018 07h22
EFE Putin negou que suspeitos de envenenamento são têm envolvimento militar russo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira que sabe a identidade dos dois russos acusados pelo Reino Unido de envenenar um ex-espião na Inglaterra. Putin disse que os dois devem vir a público e contar sua versão sobre o caso “Claro que checamos quem são essas pessoas”, comentou, em resposta a um repórter. “Nós sabemos quem são eles. Nós os encontramos.”

O presidente disse que os dois homens são civis, o que contradiz a acusação do governo britânico de que a dupla trabalhasse para a agência militar de inteligência da Rússia. Putin comentou que espera que os dois contatem a mídia do país para contar suas histórias. “Não há nada especial ou criminoso aqui”, afirmou ele

As autoridades britânicas identificaram os responsáveis pelo ataque como cidadãos russos que entraram no Reino Unido com passaportes nos nomes de Alexander Petrov e Ruslan Boshirov.

No entanto, o governo de Londres acredita que as identidades sejam falsas, embora os passaportes fossem documentos verdadeiros, o que reforça a tese de que o ataque teria sido patrocinado pelo Kremlin.

Os britânicos reconstruíram os passos dos dois homens que atacaram os Skripal e divulgaram imagens de câmeras de segurança mostrando os momentos que antecederam o atentado em março passado.

Os agentes trabalham para o serviço de inteligência militar da Rússia e trouxeram o agente nervoso Novichok escondido em um vidro de perfume da marca Nina Ricci, especialmente modificado para evitar vazamentos.

Depois, a dupla espirrou a substância na porta da casa do espião, que horas mais tarde cairia inconsciente ao lado da filha em uma praça de Salisbury, no interior da Inglaterra.

Os russos se livraram do vidro de perfume, que acabou em contato com outras pessoas e matou uma mulher que também se contaminou com a substância dias depois.

A Rússia, claro, nega qualquer participação no episódio e promete refutar as acusações no conselho de segurança da ONU.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.