Rei Juan Carlos, da Espanha, se afastará da vida pública a partir de 2 de junho

  • Por Jovem Pan
  • 27/05/2019 17h10
EFE/Zipi Rei Juan Carlos abdicou do trono da Espanha em 2014

O rei emérito da Espanha, Juan Carlos, anunciou nesta segunda-feira (27) que deixará de participar de atividades institucionais e se afastará totalmente da vida pública a partir de 2 de junho, quando completará cinco anos da abdicação, informou o Palácio da Zarzuela em comunicado.

O monarca, de 81 anos, comunicou a decisão ao filho, o rei Felipe VI, mediante uma carta na qual lembra o quinto ano da abdicação e ressalta que desde então desenvolvia atividades institucionais. “Chegou o momento de virar uma nova página na minha vida e de completar a minha saída da vida pública”, disse Juan Carlos na carta.

“Desde o ano passado, quando comemorei o meu 80º aniversário, vim amadurecendo esta ideia, que se reafirmou por ocasião da inesquecível comemoração do 40º Aniversário da nossa Constituição nas Cortes Gerais”, acrescentou.

Esse ato solene no Congresso, realizado em 6 de dezembro do ano passado, fez o rei emérito evocar, “com orgulho e admiração, a lembrança de tantas pessoas que contribuíram para tornar possível a transição política e renovar o sentimento de permanente gratidão para com o povo espanhol”.

“Com uma firme e meditada convicção, hoje te expresso minha vontade e desejo de dar este passo e deixar de desenvolver atividades institucionais a partir de 2 de junho”, diz Juan Carlos a Felipe V, ressaltando ainda “o grande carinho e orgulho de pai”.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.