Relatório Mueller cita 11 ‘potenciais tentativas’ de Trump de obstruir justiça

  • Por Jovem Pan
  • 18/04/2019 15h14
EFE Mueller também sugere que Congresso encare tentativa de obstrução como crime

O chamado relatório Mueller, elaborado pelo procurador especial Robert Mueller como resultado de uma investigação sobre a existência de conluio com a Rússia para favorecer Donald Trump nas eleições americanas, descreve onze potenciais tentativas, por parte de Donald Trump ou de sua campanha, de obstruir a justiça. O documento também sugere que o Congresso encare esses atos como crimes.

Segundo o The Guardian, no relatório, Mueller diz que a investigação descobriu múltiplas conexões entre os responsáveis pela campanha de Trump e indivíduos que têm laços com o governo russo.

“A campanha tinha a expectativa de favorecer eleitoralmente com informação roubada e divulgada por meio de esforços russos”, escreveu Robert Mueller.

Entre os episódios de conduta dos quais Mueller desconfia como potencial obstrução de justiça estão: os esforços para demitir Mueller, A ordem de Trump ao Conselheiro da Casa Branca, Donald McGahn, para negar que Trump tentou demitir Mueller (Segundo Mueller, McGahn contou a ele que o promotor Rod Rosenstein tentou duas vezes demitir Mueller), a demissão do então diretor do FBI James Comey e a conduta de Trump em relação àqueles que assumiram a culpa de crimes, incluindo Michael Flynn, Paul Manafort e Michael Cohen, ex-advogado de Trump.

O relatório, que tem quase 450 páginas, tem dois volumes, um dedicado aos esforços russos e outro à obstrução de justiça por parte do presidente dos EUA. Algumas partes ainda não vieram a público.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.